Aprender e Inovar ComTic

Aprender e Inovar ComTic

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Um Passeio na Primavera Final - Elaborado pelos alunos do Ensino Especial

Escola: Escola Básica de Penafiel sudeste                            
Tema: “Um passeio na Primavera”                              
 Educação especial

Interdisciplinaridade: Matemática Funcional/ Português Funcional / Atividades da Vida Diária/ Desenvolvimento da Perceção Auditiva

Competências a desenvolver:
*      Compreensão oral;
*      Expressão oral;
*      Expressão escrita;
*      Desenvolver a competência de leitura relacionando os textos lidos com as suas experiências e conhecimento do mundo;
*      Utilizar as tecnologias da informação e comunicação;
*      Reconhecer e produzir sonoridades;
*      Realizar dramatizações a partir de situações do quotidiano;
*      Permitir aos alunos adquirirem competências básicas na área da autonomia;
*      Identificar elementos básicos do meio físico envolvente (fauna, flora, etc.).
*      Desenvolver a capacidade de raciocínio;
*      Desenvolver estratégias de resolução de problemas;

Conteúdos/ objetivos
Estratégias /atividades
Material
Avaliação
·      Comunicar oralmente ou por escrito com progressiva autonomia;
·      Reter a informação de uma história;
·      Compreender oralmente e por escrito enunciados;
·      Identificar e interpretar relações temporais.
·      Nomear : dia, semana, mês e estações do ano;
·      Compreender várias utilizações do número.
·      Identificar o número em vários contextos do quotidiano.
·      Reconhecer a importância do uso das TIC no processo ensino-aprendizagem;
·      Desenvolver o espirito de cooperação na realização de projeto;
·      Reconhecer atitudes do quotidiano;
·      Desenho (Desenvolvimento da criatividade a partir da retenção de informação transmitida na exploração da história)
·      Explorar, individualmente e coletivamente diferentes níveis e direções no espaço;
·      Explorar diferentes formas e atitudes corporais.
Leitura da história;

Audição da história
·      Ouvir ler a história;
·      Reconto oral da mesma;

Dramatização da história  “Um passeio na Primavera”:
·      Realização de jogos de exploração de voz, corpo e espaço;
·      Jogos dramáticos: linguagem verbal e gestual;
·      Ensaio da dramatização
·      Audição de sons da natureza;
·      Sonoplastia com a utilização de instrumentos de percussão;

Realização de desenhos acerca da história.
·      Ilustrar as partes essenciais da informação da história

Utilização das TIC:
·      Montagem dos diapositivos no programa Photostory ;
·      Tratamento das gravações  áudio no programa Audacity; 
·      Pesquisa na internet de imagens alusivas à Primavera;
·      Gravação da história em áudio;
Atividades várias:
·      Comparar dia, semana, mês e as estações do ano entre si;
·      Reconhecer o caráter cíclico de alguns fenómenos e atividades;
·      Registar a duração de algumas atividades;
·      Diálogo sobre as estações do ano;



Máquina fotográfica;

Computador;

Lápis de cor;

Papel;

Software: photostory
paint
Audacity
·      Observação direta;

·      Participação, organização e cooperação na dinâmica do projeto;


·      Avaliação dos registos escritos

·      Apresentação da peça :”Um passeio na Primavera”

Sem comentários:

Enviar um comentário