Um Passeio na Primavera Final - Elaborado pelos alunos do Ensino Especial
Escola: Escola Básica de
Penafiel sudeste
Tema: “Um passeio na
Primavera”
Educação especial
Interdisciplinaridade: Matemática
Funcional/ Português Funcional / Atividades da Vida Diária/ Desenvolvimento
da Perceção Auditiva
|
|||
Competências a
desenvolver:
|
|||
Compreensão oral;
Expressão oral;
Expressão escrita;
Desenvolver a competência de leitura relacionando
os textos lidos com as suas experiências e conhecimento do mundo;
Utilizar as tecnologias da informação e
comunicação;
Reconhecer e produzir sonoridades;
Realizar dramatizações a partir de situações do
quotidiano;
Permitir
aos alunos adquirirem competências básicas na área da autonomia;
Identificar elementos básicos do meio físico
envolvente (fauna, flora, etc.).
Desenvolver a capacidade de raciocínio;
Desenvolver estratégias de resolução de
problemas;
|
|||
Conteúdos/
objetivos
|
Estratégias
/atividades
|
Material
|
Avaliação
|
·
Comunicar oralmente ou por escrito com
progressiva autonomia;
·
Reter a informação de uma história;
·
Compreender oralmente e por escrito enunciados;
·
Identificar e interpretar relações temporais.
·
Nomear : dia, semana, mês e estações do ano;
·
Compreender várias utilizações do número.
·
Identificar o número em vários contextos do
quotidiano.
·
Reconhecer a importância do uso das TIC no
processo ensino-aprendizagem;
·
Desenvolver o espirito de cooperação na
realização de projeto;
·
Reconhecer atitudes do quotidiano;
·
Desenho (Desenvolvimento da criatividade a partir
da retenção de informação transmitida na exploração da história)
·
Explorar, individualmente e coletivamente
diferentes níveis e direções no espaço;
·
Explorar diferentes formas e atitudes corporais.
|
Leitura da história;
Audição da
história
·
Ouvir ler a história;
·
Reconto oral da mesma;
Dramatização da
história “Um passeio na Primavera”:
·
Realização de jogos de exploração de voz, corpo e
espaço;
·
Jogos dramáticos: linguagem verbal e gestual;
·
Ensaio da dramatização
·
Audição de sons da natureza;
·
Sonoplastia com a utilização de instrumentos de
percussão;
Realização de
desenhos acerca da história.
·
Ilustrar as partes essenciais da informação da
história
Utilização das
TIC:
·
Montagem dos diapositivos no programa Photostory ;
·
Tratamento das gravações áudio no programa Audacity;
·
Pesquisa na internet de imagens alusivas à
Primavera;
·
Gravação da história em áudio;
Atividades várias:
· Comparar dia,
semana, mês e as estações do ano entre si;
· Reconhecer o caráter
cíclico de alguns fenómenos e atividades;
· Registar a duração
de algumas atividades;
· Diálogo sobre as
estações do ano;
|
Máquina
fotográfica;
Computador;
Lápis de cor;
Papel;
Software: photostory
paint
Audacity
|
·
Observação direta;
·
Participação, organização e cooperação na
dinâmica do projeto;
·
Avaliação dos registos escritos
·
Apresentação da peça :”Um passeio na Primavera”
|
Sem comentários:
Enviar um comentário