Iniciativa "Aprender e Inovar com TIC"
2010-2013
Este trabalho não é mais do que o produto de um
conjunto de tarefas realizadas pelos alunos que passou por várias fases,
nomeadamente
● Leitura da história pelo pai do Vasco em
ambiente de Biblioteca.
● Ilustração da história
● Escrita da história no Word.
● Gravação da história em áudio.
● Escolha da música para acompanhamento da
história
● Trabalho final montado em photostory.
Com o trabalho foram trabalhadas várias áreas,
nomeadamente
·
Língua
Portuguesa
·
Formação
Cívica
·
TIC
·
Expressão
Plástica
***
O mais
importante foi o envolvimento de todos os alunos neste trabalho, não havendo
ninguém que tivesse ficado excluído. Todos os alunos mostraram grande
entusiasmo e manifestaram muito gosto em realizar esta atividade.
Enquadramento
Curricular
ÁREA
|
Domínios e objetivos
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
·
Comunicação
(Exprimir
oralmente ideias e conhecimentos)
-
Narra histórias;
-
Fala de forma audível ao narrar uma história ou uma situação vivida;
- Usa as funções básicas de um teclado;
·
Compreender
e interpretar textos
*Identificação
de ideias centrais e de pormenores relevantes
-
Identifica as ideias centrais do texto;
-
Identifica as personagens no texto narrativo;
*Mobilização
e construção de conhecimentos e de ideias
-
Usa as imagens do texto para clarificar a compreensão;
*Identificação
do sentido de palavras e de frases em contexto
-
Identifica palavras e frases que marcam o ritmo e intensificam o sentido da
narrativa;
·
Complexidade
Textual
-
Distingue textos ficcionais de textos não ficcionais;
-
Lê silenciosamente e em voz alta pequenas narrativas;
·
Elaborar
e divulgar textos
- Difusão do texto;
-
Ilustra o texto com desenhos relativos ao tema;
-
Divulga, em colaboração com o professor e os colegas, textos elaborados no
âmbito de projetos de turma;
|
TIC
|
·
Comunicação
- Reconhece diferentes ferramentas de
comunicação síncrona e assíncrona (programas de mensagens instantâneas, voz
por IP, correio eletrónico) e identifica, com apoio do professor, as
características de cada uma delas;
- Crias, sob orientação do professor,
documentos digitais simples, (mapas de ideias, textos, relatos, apresentações
eletrónicas, desenhos, etc), como resultado de tarefas de aprendizagem;
- Cria documentos digitais originais, para
exprimir ideias, emoções e sentimentos, utilizando as diferentes
funcionalidades das ferramentas de desenho livre e produção de texto;
|
EXPRESSÃO PLÁSTICA
|
·
Apropriação da linguagem elementar das artes
*Comunicação
visual e elementos da forma
-
Utiliza, nas suas composições plásticas, os elementos visuais a partir de
temas e histórias construídas por eles;
-
Utiliza diferentes técnicas de composição plástica (o desenho, a fotografia,
a pintura, a colagem, …), enfatizando a textura em ambientes imaginados ou
sugeridos.
·
Desenvolvimento da capacidade de expressão e
comunicação
-
Integra nas suas produções plásticas, várias técnicas de expressão(pintura,
desenho, colagem, técnica, mista,…);
·
Desenvolvimento da criatividade
-
Aplica nas suas produções plásticas, de um modo espontâneo, os conhecimentos
adquiridos;
-
Seleciona materiais ajustados às suas representações plásticas;
|
FORMAÇÃO CÍVICA
|
- Adquirir regras de comportamento em trabalho de equipa (distribuição
de tarefas, respeitar a sua vez, falar num tom aceitável para um bom ambiente
em sala de aula, …);
- Aumentar a motivação pela escola e pelas tarefas escolares e
identificar os seus aspetos positivos;
|
Sem comentários:
Não são permitidos novos comentários.